UM PORTUGUÊS NO TOPO DO MUNDO

António Guterres foi o escolhido para ser o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (uma organização de vários governos do mundo todo, que conta com mais de 190 países-membros). Foi na semana passada que Guterres enfrentou a última e decisiva votação, tendo sido escolhido por uma larga maioria de países e tendo sido aclamado como novo Secretário-Geral.

O engenheiro eletrotécnico de 67 anos prepara-se para assumir as suas novas funções a 1 de janeiro de 2017. Os mandatos (período de tempo que alguém permanece num cargo)  costumam ser de 5 anos, sendo possível fazer 2 mandatos seguidos.

MANDATO= DEF. é a autorização que alguém confere a outro, para praticar atos em seu nome durante um tempo limitado.

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO SECRETÁRIO GERAL DA ONU?

Um antigo presidente dos Estados Unidos da América declarou que o Secretário-Geral da ONU é como se fosse o “moderador do Mundo”. Este papel é o mais alto cargo de toda a Organização das Nações Unidas. As maiores preocupações sõa os assunto que passam pela segurança mundial e a manutenção da paz. Daí que a independência e a capacidade de dialogar com todos, sejam características importantes para assegurar o bom funcionamento das Nações Unidas.

As funções de Secretário-Geral estão definidas na Carta das Nações Unidas, de 1945.

QUEM É ELE?

António Guterres nasceu em Lisboa e foi um aluno brilhante. Em 1971 licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica com média de 19 valores. Começou a sua atividade política em 1973, quando se filiou no Partido Socialista, no ano da sua fundação.

Depois de ser Secretário de Estado e deputado à Assembleia da República, é eleito para Secretário-Geral do Partido Socialista, em 1992. Venceu as eleições legislativas (para formar Governo) de 1995 e 1999. Em 2001 demite-se do Governo português após o seu partido sofrer uma derrota nas eleições autárquicas (para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia).

Em 2005 foi nomeado Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que deixou em 2015.

A 7 de abril tomou posse como Conselheiro de Estado, chamado pelo Presidente Marcelo.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *