TENTOU-SE GOLPE DE ESTADO NA TURQUIA

Na passada sexta-feira, a Turquia (país do extremo oriental da Europa) enfrentou uma alegada tentativa de golpe de estado, executada por militares do mesmo país.
O presidente turco, Recep Erdogan, afirmou que “o golpe de estado foi um presente de Deus”, tendo sido o motivo para o despedimento de 9000 funcionários e a prisão de mais de 7500 pessoas, incluindo adjuntos militares próximos do próprio presidente, juízes, oficiais de justiça e militares. Erdogan é o líder da Turquia por um partido conservador, islamista e autoritário. Nos últimos tempos tem havido um endurecimento das políticas autoritárias levadas a cabo pelo Estado turco e agora discute-se a necessidade de existir novamente a pena de morte.
A tentativa de golpe de estado levou à morte de 300 pessoas, um pouco por toda a Turquia.

 

O QUE SIGNIFICA GOLPE DE ESTADO?

É o nome que se dá ao ato de derrubar ilegalmente o funcionamento constitucional de um país. Ou seja, é uma rutura muito rápida em relação às leis mais importantes de uma determinada nação.
O golpe de estado na Turquia foi violento, envolvendo tiros, bombas e mortes. Mas pode dar-se um golpe de estado pela aprovação de leis que não permitam à Constituição funcionar normalmente e sem recursos violentos.
Podem ser executados por uma maioria ou uma minoria da população que tem um mesmo interesse, normalmente o de pôr abaixo um determinado governo ou presidente.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *