QUAL É O PROBLEMA COM A CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS?

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é o maior banco português e é uma instituição pública. Isto significa que deveria assumir preocupações diferentes das dos outros bancos privados, como por exemplo, o apoio à economia nacional, na forma de “emprestar” dinheiro a pequenos e médios negócios portugueses. Contudo, a realidade tem sido um pouco diferente. Desde o ano de 2004 que a CGD está envolvida em várias polémicas, muito por causa dos vários administradores que foram nomeados pelos diferentes governos para a administrarem.

ATUALMENTE…

Nos últimos meses, o governo liderado pelo socialista António Costa nomeou uma nova equipa da administração da CGD. Como é um banco público, os seus gestores e administradores são obrigados a mostrar publicamente o dinheiro que recebem dos seus trabalhos. Segundo declarações contraditórias de um membro do governo, o secretário de estado Ricardo Mourinho Félix, percebeu-se que entre a nova equipa da CGD e o governo houve um acordo para que não fosse obrigatório divulgar os rendimentos dos administradores. Um acordo claramente contra a Lei Portuguesa.
Assim, depois de meses de avanços e recuos, a maior parte da equipa de administração da CGD demitiu-se e agora o governo tem que encontrar uma nova solução.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *