PORTUGAL DISPONÍVEL PARA REFORÇAR PRESENÇA NO IRAQUE

Portugal está disponível para integrar e reforçar a missão da NATO no Iraque, país do Médio Oriente. Segundo o ministro português da Defesa, Azeredo Lopes, o nosso país pode intervir mais fortemente no apoio logístico e em áreas de formação militar. Esta foi uma das conclusões de uma recente reunião dos países que integram a Aliança Atlântica (ou NATO).
Uma outra decisão saída deste encontro, em Bruxelas, foi a de assumir o ciberespaço (a internet) como uma “zona de guerra”. Ou seja, caso algum país-membro ou uma estrutura da NATO seja atacada por “hackers”, poderá desencadear-se uma intervenção da organização. As comunicações terão uma especial atenção no que toca à “ciber-guerra”.


O QUE É A NATO?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, NATO ou Aliança Atlântica) é uma organização militar que tem como objetivo defender os países-membros de agressões de outros países e ainda responder a qualquer ameaça, nomeadamente militar. Esta organização tem sede em Bruxelas e nasceu em 1949.
Portugal, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos da América e Alemanha são alguns dos 28 países que compõem os membros da Aliança Atlântica.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *