PORQUE O GIROSCÓPIO NÃO CAI?

01O giroscópio voltou recentemente a fascinar, graças a uma nova versão mais bonita que um grupo de engenheiros de Londres desenhou. O giroscópio é, efetivamente, um objeto tão simples na sua forma, mas tão extraordinário por ser o testemunho das forças vindas do espaço.

O movimento chamado de nutação é o movimento de “vai-e-vem”, causado pela interação gravitacional entre o Sol e a Lua, sobre o eixo de rotação da Terra.

O giroscópio tem uma roda livre para girar em qualquer direção e opõe-se a qualquer tentativa de mudar a sua direção original. O brinquedo conhecido como pião é uma versão simplificada do giroscópio.

Durante muito tempo, o giroscópio foi usado só para fins demonstrativos. Só no fim do século XIX é que lhe foi acrescentado um primeiro motor elétrico. A partir daí, passou a ser utilizado como um instrumento de navegação marítima e aérea.

A marca Nintendo integrou, por exemplo, o giroscópio no comando da sua consola Wii, o que permite a percepção em 3D dos corpos e a criação de jogos de movimento mais intensos.

por LPL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *