OBRAS DE MIRÓ ENFIM EXPOSTAS

parque_de_serralves_001Pela primeira vez, um conjunto de obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, está patente ao público, na Casa de Serralves. Esta exposição, designada “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” contém cerca de 80 obras do artista, criadas num período de seis décadas, entre 1924 e 1981. A exposição revela as transformações artísticas que o catalão começou a desenvolver (em meados de 1920), nos campos do desenho, pintura, colagem e tapeçaria.

portrait_of_joan_miro_barcelona_1935_june_13MIRÓ, CRIAVA PINTURA QUE FALAVA POR Si

Joan Miró nasceu em 1893, em Barcelona (Catalunha, Espanha) e foi criado por uma família de artesãos. Apesar dos pais quererem outra vida para ele, a paixão pelas artes falou mais alto e acabou por estudar na Escola de Belas Artes de Barcelona e na Academia de Gali. Sofreu influências de diferentes estilos de arte, como o dadaísmo, o fauvismo e o cubismo durante a sua vida artística. Depois de vários anos a pintar em Espanha, foi mudou-se para Paris onde desenvolveu o seu estilo que o imortalizou. Amigo próximo de Picasso e após vários anos a pintar em Espanha, mudou-se para Paris onde desenvolveu o estilo que o imortalizou. Em Paris, Miró viveu com muitas dificuldades financeiras e acredita-se que algumas das suas mais importantes pinturas tenham sido feitas em estado de alucinação, devido à fome. Morreu em 25 de dezembro de 1983, na cidade de Palma de Maiorca, na Espanha.

O SURREALISMO DE MIRÓ

Definitivamente, o surrealismo de Miró não é parecido com os traços perfeitos de Dalí ou Magritte, mas é focado no simbolismo e no minimalismo que conseguia aplicar em seus desenhos. Reza a lenda que enquanto estudava na Escola de Belas Artes de Barcelona, Miró vendava os seus olhos e tentava pintar objetos. Utilizava o tato para ter perceção  das formas reais dos objetos e dava total liberdade à sua imaginação e criatividade, abstendo-se de regras nas suas obras.

por Sandra Simões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *