O QUE ESTÁ A ACONTECER COM AS ESCOLAS?

EDUCAÇÃO PARA TODOS

A Lei em Portugal obriga todos os cidadãos menores de idade a ir à escola e a ter direito à Educação, tal como está estabelecido na Convenção dos Direitos da Criança, assinado em 1990 por Portugal, nos artigos 28 e 29.

Sendo assim, o nosso Governo deve fazer de tudo para garantir a escola pública de  forma gratuita para todas as crianças dos 4 anos de idade até à conclusão do 12º ano.

 

ESCOLA PRIVADAS: O QUE SÃO?

Existem outras escolas, as escolas privadas ou escolas particulares, que cobram uma mensalidade por serem escolas diferentes das públicas, supostamente com outra metodologia de ensino, segurança ou outras atividades. As escolas privadas surgiram na década de 80 do século passado, quando o ensino público não conseguia sustentar toda a população estudantil.

 

MUDANÇAS DE ESTRATÉGIA DO GOVERNO

Até ao presente ano, o Estado português apoiava as escolas privadas quando havia situações de carência no ensino público. Por esta razão, o Ministério da Educação decidiu que o Governo não irá financiar novas turmas de começo de ciclo no ensino privado, se houverem vagas para os alunos em escolas públicas. Sendo assim, 39 escolas privadas das 79 existentes serão afetadas, pois não podem abrir novas turmas. Por esta razão, muitas manifestações fazem-se ouvir por parte dos colégios (escolas privadas), que estão já a antecipar o encerramento de metade dos mesmos.

Em causa está a liberdade de escolha quanto ao tipo de ensino que se pretende, além do despedimento de 2500 funcionários do privado. Isto porque as escolas privadas não terão alunos suficientes na sua área geográfica para preencher turmas e suportar os custos referentes à educação.

O Governo pretende repor a escola pública no centro da educação e desenvolver, a partir da mesma, as diferentes formas de ensino.

 

por MS & LPL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *