O QUE CORREU MAL NO TREINO DOS COMANDOS?

A 10 de setembro morreu o segundo militar dos Comandos do Exército Português, depois de ter estado internado desde o dia 6 de setembro. As duas vítimas tiveram que ser assistidas por médicos do Exército, após exercícios físicos intensos e alegadamente terem sofrido um “golpe de calor”.

O curso de Comandos já esteve suspenso de 1993 a 2002, altura em que Paulo Portas reativou a tropa de elite do Exército. A suspensão foi o resultado de vários militares terem morrido depois de esforço físico extremo. Atualmente, as novas admissões para Comandos estão suspensas até ao final da investigação destas duas mortes recentes.

O QUE SÃO OS COMANDOS?
Os Comandos são uma tropa de elite. Isto significa que são treinados arduamente para agirem em cenários de guerra ou outro tipo de conflitos armados.
Além de serem “altamente qualificados”, a sua especialidade é fazer as missões mais difíceis, como infiltrarem-se nas forças inimigas ou atacarem os inimigos em pontos estratégicos importantes (como reservas de água ou armazéns de armas). Os Comandos atuam em número variável. No entanto, o objetivo desta tropa de elite passa por causar o maior número de estragos e danos com o menor número de homens.

GOLPE DE CALOR, O QUE SIGNIFICA?

6854eO corpo humano produz suor para que se suporte melhor o calor e se mantenha a temperatura corporal estável, em níveis razoáveis: 37 graus centígrados. Se por alguma razão, como calor extremo ou elevada humidade no ar, o corpo deixar de produzir suor, automaticamente a temperatura interna corporal vai aumentar.  
Quando esta temperatura ultrapassa a marca dos 39 graus, os rins e o cérebro ficam em perigo de sofrerem danos permanentes.
O golpe de calor é também conhecido como insolação.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *