O PAÍS DESPEDIU-SE DE NICOLAU BREYNER

Na tarde de segunda-feira, Portugal foi apanhado de surpresa com a notícia do desaparecimento de Nicolau Breyner. O ator, originário de Serpa (distrito de Beja), sofreu um ataque cardíaco fatal aos 75 anos de idade.

Era uma das personalidades mais conhecidas do público português. Passou pelo teatro, pelo cinema (como ator, produtor e realizador) e pela televisão (onde apresentou programas, desempenhou papéis em comédias e novelas). O seu bom humor confundia-se com a sua identidade e muitos dos colegas que o acompanharam destacam o seu profissionalismo ímpar nos pequenos e grandes ecrãs.
Em 2005, Jorge Sampaio, o então Presidente da República, distinguiu Nicolau Breyner como Grande Oficial da Ordem de Mérito.
O ator veterano chegou também a tirar um curso de canto, mesmo antes de ter estudado as artes da representação. Lembramos a personagem do Senhor Contente, do programa Nicolau no País das Maravilhas, no qual Breyner encarnou diversas personagens com uma outra figura popular da TV portuguesa: o Herman José.

https://www.youtube.com/watch?v=L3vCCnxFg4Q

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *