O MISTERIOSO HOMO FLORESIENSIS

Em 2003, na Ilha de Flores (Indonésia), foram descobertos restos de seres humanos nunca vistos até então. Posteriormente, novos fósseis descobertos em 2014 mudaram o que se sabia sobre este pequeno ser, chamado de hobbit, de 1 metro de altura! Com cerca de 700 mil anos, parece que o Homo Floresiensis terá vivido ao mesmo tempo que a nossa própria espécie, o Homo Sapiens. Alguns cientistas achavam que ele era da nossa espécie e que era meramente uma “pessoa” doente. No entanto, estas novas descobertas repõem tudo em questão: de onde veio, como se desenvolveu, contacto com os nossos antepassados, como a espécie desapareceu… Um mistério para os paleontólogos resolverem!

Paleontólogo: cientista que estuda a paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo). A paleontologia é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Os fósseis, os dinossauros, os primeiros homens, etc, são os interesses do paleontólogo.

A vida na Terra surgiu há aproximadamente 3,5 biliões de anos e, desde então, restos de animais e vegetais ou indícios das suas atividades ficaram preservados nas rochas. Estes restos e indícios são denominados fósseis e constituem o objeto de estudo da Paleontologia.

por LPL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *