NOVO ANO CHINÊS!

sob o signo Macaco

O Ano Novo Chinês segue um calendário tradicional diferente do calendário ocidental e essas diferenças fazem com que o Ano Novo Chinês comece todos os anos em datas diferentes. Este ano chega no dia 8, na primeira Lua Nova do ano, e termina 15 dias depois, na Lua Cheia. Todos os dias há motivo de festa, sendo que no último, o 15.º, celebra-se o Festival da Lanterna, que é comemorado à noite, onde as crianças carregam lanternas em desfile. O calendário chinês é “lunissolar”, isto é, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol e, assim, o Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo 15.º grau de Aquário.

Festa em família

A véspera de Ano Novo e Dia de Ano Novo Chinês são comemorados em família, num momento de reencontro e agradecimento. A celebração é tradicionalmente uma cerimónia religiosa dada em honra do Céu e da Terra, os deuses da família e os antepassados. Nesta cultura, os parentes falecidos são lembrados com muito respeito porque foram responsáveis por lançar as bases para a fortuna e glória da família.

Os 12 signos animais

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos 12 animais que teriam atendido ao chamamento de Buda para uma reunião. Como forma de agradecer a sua presença, Buda transformou-os nos 12 signos da astrologia chinesa. Os animais foram associados a cada mês, seguindo a ordem de chegada perante Buda: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.

horoscopo-chines

por Sandra Simões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *