MUNICÍPIO DE GAIA APOIA ANIMAIS

A Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) está a ser projetada pelo município de Vila Nova de Gaia. Prevê-se que em 2 anos estará a funcionar totalmente para tratar e salvar do abandono os animais e funcionará como ajuda para quem quer adotar um companheiro de 4 patas.

Em todo o país existem estruturas de apoio parecidas. Muitas vezes são associações, grupos de voluntários que dedicam tempo e recursos para salvar animais onde os apoios são insuficientes. A maioria dos animais recolhidos são abandonados por serem velhos, doentes ou indesejáveis. Desde 2015 paga-se multa por abandono e maus tratos animais e até pode levar à prisão. Todos os seres vivos devem ser respeitados, sobretudo os mais dependentes de outros para sobreviverem.

ESTES AMIGOS QUE NOS AJUDAM 

Os animais domésticos são uma parte importante da sociedade. Não se sabem ainda todos os benefícios por conviver com cães ou gatos. Em 2014, uma escola de Silves (Faro – no Algarve), desenvolveu um projeto chamado “Ler Cãofiante”. As crianças estimulavam a concentração e a cooperação entre elas, enquanto liam histórias aos cães. Conviver com animais alivia o stress e a ansiedade e melhora a nossa capacidade de comunicar. No entanto, devemos sempre lembrar-nos que os animais não são previsíveis. Para evitar acidentes deve-se evitar muita proximidade com animais que não nos conhecem, nem nós a eles!  


por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *