LARVAS CONTRA A FOME EM ÁFRICA

Em vários países africanos, onde a fome atinge a maioria da população, comer larvas de insetos parece ser a solução. Para além de serem uma fonte vital de proteínas e minerais, têm a vantagem de se reproduzir rapidamente. O problema é que as florestas de palmeiras, onde crescem estas larvas, estão a desaparecer. Cientistas desenvolveram, recentemente, uma forma de criação de larvas dentro de caixas, o que permitirá uma produção controlada e sem impacto ambiental. Este projeto, desenvolvido nos Camarões, demonstra que nascem entre oito e dez vezes mais insetos nas caixas, do que na natureza. Uma surpreendente notícia para combater a desnutrição. Está provado que as larvas são uma fonte energética cheia de vitaminas, minerais e gorduras. Quando nada se tem para comer, a satisfação de nos alimentarmos é superior a qualquer comida esquisita!

desnutrição = falta de comida.
minerais = substâncias que se encontram nos ossos, músculos e sistema nervoso. Têm, sobretudo, uma função reguladora. Exemplos: Cálcio e Sódio.
vitaminas = encontram-se na maioria dos alimentos e são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Exemplos: Vitamina A, D e E.
proteínas = encontram-se no tecido muscular, no sangue e nos ossos. Defendem o organismo e replicam o nosso ADN. Estão presentes na carne, no peixe e nos ovos, entre outros.
gorduras = substâncias de origem animal ou vegetal. São excelentes fontes de energia e “conduzem” os nutrientes. Estão presentes nos óleos e no azeite.

por Manuel Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *