IKO: A PRÓTESE FEITA DE LEGO

Com muitas possibilidades de personalização e feito a pensar especialmente nas crianças, eis que surge o IKO, um braço protésico que também é um brinquedo.

iko-zupi3O IKO foi desenvolvido por Carlos Artur Torres, um engenheiro da Colômbia (país da América do Sul), com o objetivo de usar a tecnologia em prol “da felicidade de crianças que sejam portadoras de deficiências físicas”. A ideia surgiu durante um estágio no Future Lab da Lego, onde Torres constatou que este brinquedo dinamarquês tinha potencial para promover o contacto social entre os mais novos.

Há crianças que, devido a doença, deficiências genéticas ou consequências de guerra, têm partes do seu corpo amputadas (em falta). Uma prótese é uma forma, normalmente feita de plástico e metal, que substitui um membro em falta dentro do corpo ou no seu exterior. Depois de fixada no braço junto à parte amputada, os sensores da prótese são ativados e a criatividade trata do resto – são infinitas as combinações de módulos de Lego, em que se acrescentam e trocam peças para construir diversas coisas, como um robô, uma retroescavadora ou uma nave espacial.

Para além disto, o IKO ganhou recentemente um prémio de inovação organizado por uma universidade de Paris.

O IKO é ainda apenas um protótipo mas se este se tornar numa realidade comercial, poderá vir a ajudar muitas crianças com este tipo de incapacidades.

por Manuel Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *