GO VENCIDO PELO PC

O Go é um dos jogos de estratégia mais antigos do mundo. Foi criado na China (Ásia) e era considerado, até ao passado 27 de janeiro, como o jogo mais difícil de ser ganho por um computador. No entanto Fan Hui, o campeão europeu perdeu contra o software AlphaGo por 5-0!

AlphaGo é o novo desenvolvimento da GoogleDeepMind, o projeto do grupo empresarial americano dedicado à IA – Inteligência Artificial.  Com esta vitória, a Google ganha também um grande avanço sobre o Facebook que também tem projetos nesta área de desenvolvimento da IA.

Agora está marcado para Março um novo jogo com o campeão mundial Lee Se-dol, da Coreia do Sul.

 

AS REGRAS DO JOGO DE GO: 10 PODERES E 600 COMBINAÇÕES POSSÍVEIS

O jogo de Go é um tabuleiro de 19×19 cm com intersecção entre peças pretas e outras brancas. Dois jogadores jogam frente a frente e devem conquistar o maior espaço possível. A superfície conquistada deve ser protegida com as suas peças. Para ganhar espaço, é necessário cercar as peças do seu adversário e desta forma eliminá-las do jogo.
Se este jogo é tão difícil de vencer deve-se sem qualquer dúvida ao record do número de combinações possíveis, isto é, as formas possíveis do decorrer do jogo. 10 poderes sobre 600 combinações contra 200 no xadrez. A primeira vez que um computador ganhou no jogo de xadrez foi já em 1997, com o DeepBlue da IBM a ganhar ao campeão do mundo Garri Kasparov.

O documentário bem antigo deste evento entre Kasparov VS DeepBlue:


por LPL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *