ESTATUTO EDITORIAL

O JORNALIX é um jornal semanário de atualidade para crianças dos 8 aos 14 anos, portuguesas e lusófonas, que pretende dar a conhecer e esclarecer acontecimentos nacionais e mundiais.

O JORNALIX é o resultado combinado de atualidade, pedagogia lúdica, temas de interesse, fotografia e imagem, Belas Artes e Cultura, articulado com um sítio online, que fundamentalmente nunca divergirá dos princípios deste Estatuto Editorial.

O JORNALIX defende a criança e os seus interesses, vê nela um cidadão com direito a uma informação clara, atual e esclarecida e é nesta perspetiva que dinamiza e apoia as mais diversas formas de participação civil.  Promove assim a divulgação e as boas práticas dos princípios assinados na Convenção sobre os Direitos da Criança(1).

O JORNALIX preza os valores da democracia, do mérito, do pluralismo de opinião, bem como da responsabilidade e da solidariedade. Ativamente comprometido com a ética e deontologia jornalística, procurará sempre ser um meio atrativo de dar notícias, sem ceder a facilidades sensacionalistas e ímpetos propagandísticos.

O JORNALIX incentiva os hábitos de leitura e de escrita graças a utilização das novas tecnologias obtendo assim maior interatividade entre a equipa de redação e os leitores.

O JORNALIX visa a desenvolver o pensamento crítico dos seus leitores, graças a uma informação fidedigna.

O JORNALIX preza a imparcialidade e a independência, como tal não deve obediência a nenhuma espécie de grupo de pressão, em particular político, económico ou social.

 

para ler e conhecer a Convenção dos Direitos da Criança, adotada em Portugal em 1990:

Conhece os teus Direitos.pdfConhece os teus Direitos.pdf