ESPECIAL ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2016

VOTAR, UM DIREITO E UM DEVER
O nosso país prepara-se para mais uma eleição presidencial. Das 10 candidaturas, Portugal escolherá, através do voto,  uma vencedora. Mas existe a possibilidade de não haver um candidato com a maioria necessária para a vitória e se assim for, 14 de fevereiro será o dia da Segunda Volta, disputada entre o primeiro e o segundo mais votados.

O PROCEDIMENTO

 

Todos os cidadãos com mais de 18 anos possuem um número de eleitor. Esse número garante o registo nas listas de eleitores (pessoas que votam) de cada freguesia. No dia das eleições, os votantes dirigem-se às mesas de voto, dizem o número correspondente e o nome (sendo necessário comprovar com documentos identificativos) e acedem assim ao boletim de voto. E nesse momento, há algumas hipóteses a saber:

 

eleiçãoESCOLHER UM CANDIDATO No boletim estão fotografias e os nomes de todos os candidatos. O eleitor, depois de se ter informado devidamente sobre cada candidatura, procede à escolha de apenas um, assinalando-o com uma cruz no quadrado em branco.

 

 

VOTO EM BRANCO Neste caso, supõe-se que nenhum candidato satisfez o eleitor. Não estando disposto a votar numa pessoa específica, basta não preencher espaço algum do boletim e depositá-lo dobrado na urna. Este tipo de voto é muitas vezes visto como uma forma de protesto.

CUIDADO COM O VOTO NULO! O voto é considerado nulo quando tem mais do que um candidato assinalado, palavras, desenhos ou riscos.

O FECHO DAS URNAS Os votos são aceites até às 19 horas do dia 24 de janeiro. Uma hora depois deverão ser conhecidos os primeiros resultados.

Depois das urnas fecharem, as pessoas responsáveis por cada mesa de voto contabilizam os votos por candidatura e dividem-nos também entre nulos e brancos. Depois são afixados os resultados em cada local de voto, num sítio público. Os telejornais portugueses, como é habitual, darão todos os pormenores sobre o vencedor a partir das 20 horas.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *