DOENÇA DE ALZHEIMER EM VIA DE TER UMA MEDICAÇÃO

No dia 21 de setembro assinalou-se o Dia Mundial da doença de Alzheimer. Para quem tem parentes com esta doença, já sabe que é o nome dado à forma mais comum de demência e que até hoje não tem cura. Mas na semana passada, no programa Grande Entrevista, da RTP, o cientista português Tiago Reis Marques, que trabalha no maior centro de pesquisa de psiquiatria do mundo, em Londres, declarou que em breve a doença terá uma cura e que em dez anos deverá desaparecer. Também sublinhou a importância de praticar desporto e estudar, como prevenção da doença.

Umas notas do psiquiatra Pedro Silva Carvalho, que explica um pouco a doença:

O que é a doença de Alzheimer? É uma doença degenerativa do cérebro, na qual os neurónios se deterioram de forma lenta e progressiva, originando uma atrofia do cérebro. É responsável pela destruição global e irreversível das funções intelectuais e é a causa mais comum do declínio intelectual relacionado com o envelhecimento.  

Quais os principais sintomas? Inicialmente verifica-se perda de memórias recentes, dificuldade em encontrar palavras; alguma dificuldade em escrever ou utilizar objetos e alterações do humor ou comportamento. Com a progressão da doença, a perda de memória recente é mais acentuada, existe perda de orientação, dificuldade muito expressiva em encontrar palavras, falta de reconhecimento de lugares familiares, alterações de humor ou comportamento e necessidade de ajuda a recordar e a executar todas as tarefas de atividade diárias.

por LPL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *