DIA 1 DE MARÇO: UM DIA DE TODOS PARA TODOS

O dia 1 de março é o Dia Internacional da Proteção Civil. Foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), uma entidade entre governos (intergovernamental), cujo objetivo é o de desenvolver ou apoiar estruturas capazes de garantir proteção e assistência às populações. É composta por 48 Estados membros.

Mas… o que é a proteção civil? A proteção civil é uma atividade desenvolvida por entidades públicas, privadas e pelos cidadãos, para prevenir riscos (naturais ou humanos/tecnológicos), atenuar os seus efeitos e socorrer pessoas/bens em perigo. Ou seja, a proteção civil é uma tarefa que compete a todos e depende de todos.

A atividade da proteção civil inclui a análise, avaliação e gestão de riscos, informar a população, planeamento do território e de emergência. Geralmente, os riscos estão divididos em duas categorias: de origem natural e tecnológica.
Os riscos naturais podem ser causados por fenómenos de origem geológica, como sismos, ou de origem meteorológica, como inundações. Em Portugal, os principais riscos naturais são as inundações, as secas e os incêndios.
Os riscos tecnológicos são eventos provocados pelo Homem, envolvendo ou não substâncias perigosas que afetam as pessoas e o meio ambiente, muitas vezes resultantes de processos de desenvolvimento económico e social. Deste grupo, fazem parte os acidentes rodoviários, aéreos, marítimos, industriais, nucleares…

Em caso de emergência, pede a um adulto para ligar para o 112!

Por Manuel Santos

 

links de interesse:

https://www.facebook.com/notes/autoridade-nacional-de-prote%C3%A7%C3%A3o-civil/1-de-mar%C3%A7o-dia-da-prote%C3%A7%C3%A3o-civil/10153639192398183

http://www.prociv.pt/nos_e_os_riscos/index.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *