CLEVELAND CAVALIERS SAGRAM-SE CAMPEÕES DA NBA

A equipa de “basketball” de Cleveland ganhou o último dos 7 jogos contra os Golden State Warriors (de Oakland, na Califórnia) e tornou-se a Campeã dos campeões de 2016 da NBA (National Basketball Association), o campeonato de basquetebol dos Estados Unidos da América e o mais importante do mundo.

Mais que o confronto entre as equipas “Cavaliers” e “Warriors”, os Play-Offs foram uma disputa entre duas duplas de jogadores fora-de-série: Lebron James e Kyrie Irving, a jogar por Cleveland, contra Stephen Curry e Draymon Green.
Os Cleveland venceram o último jogo, ocorrido no campo dos Golden State, por 93-89, naquela que foi a final da NBA mais vista de sempre: só nos Estados Unidos da América foram mais de 25 milhões de espetadores!

COMO FUNCIONA A NBA?
O campeonato norte-americano de basquetebol é disputado entre 29 equipas americanas e 1 do Canadá. Estas 30 equipas são dividas em 2 Conferências (Este e Oeste), jogando cada equipa 2 vezes contra as da outra Conferência e 3 ou 4 vezes com as da mesma Conferência, até perfazerem 82 jogos.
OS PLAY-OFFS
Quando acaba o “campeonato regular” começam os Play-Offs, apenas para 16 equipas, 8 em cada Conferência, Oeste e Este.
Disputam-se nesta classificação: o 1º  contra o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o  5º da mesma Conferência, sempre numa série de 7 jogos.

Encontra-se assim o campeão da Conferência Este e o campeão da Conferência Oeste, que seguem para as Finais, onde se confrontam em 7 jogos e o vencedor é coroado Campeão da NBA.

por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *