Cinema português em Berlim

São quatro, são portugueses e foram todos selecionados para o Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim) de 2016.

É a 66ª edição e realizar-se-á entre 11 e 21 de fevereiro na capital alemã. É um dos festivais de cinema mais importantes da Europa (a par do Festival de Cannes e do Festival de Veneza) e vai receber quatro longas-metragens portuguesas na secção Fórum, considerada a mais experimental, que conta com 46 edições no evento. Ao contrário do que acontece com os Óscares que se direcionam mais para o circuito comercial do cinema, o Berlinale foca-se no chamado cinema de autor (mais preocupado com a vertente artística).

De entre os 44 filmes do Fórum, a maioria em estreia mundial, foram escolhidos Posto Avançado do Progresso de Hugo Vieira da Silva, Eldorado XXI de Salomé Lamas, Cartas de Guerra de Ivo M. Ferreira e, por último, Rio Corgo (que recebeu o prémio de melhor filme português no Doclisboa’15) de Maya Kosa e Sérgio da Costa. A juntar a isto tudo, ainda temos 3 curtas-metragens nacionais em competição no Berlinale, que são Balada de um Batráquio de Leonor Teles, Freud und Friends de Gabriel Abrantes e L’Oiseau de la nuit de Marie Losier.

Resta-nos felicitar os cineastas e o cinema português em geral!

por Manel Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *