ATLETISMO: UM DESPORTO RICO EM MODALIDADES

Os atletas dos Estados Unidos de América demonstraram superioridade nas provas do Mundial de Atletismo em Pista Coberta, em Portland, que acabaram no passado domingo. Da nossa seleção, o atleta Nélson Évora ficou em 4º lugar no triplo salto e Samuel Remédios em 7º lugar no heptalto.

O atletismo é um desporto constituído por três modalidades: corridas (de curta ou longa distância, com ou sem obstáculos, maratonas), lançamentos (peso, martelo, disco e dardo) e saltos (em altura, com vara, em comprimento e triplo salto). É a forma mais antiga de competição e vem do tempo dos primeiros Jogos Olímpicos (iniciados na Grécia em 776 a.C.).

Rosa Mota (distinguida pela Associação Internacional de Maratonas como a melhor maratonista de todos os tempos) e Carlos Lopes (primeiro atleta a trazer o ouro olímpico para Portugal, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984) são dois dos desportistas portugueses que irão ficar para sempre na história do país. Sem esquecer o grande Lenine Cunha, o atleta paralímpico mais medalhado de sempre! Hajam mais!

(ver notícia http://jornalix.pt/atleta-paralimpico-com-mais-medalhas-do-mundo-e-portugues/)

Por Manuel Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *