ANONYMOUS QUEM SÃO?

Na internet, nas noticias e nos jornais aparecem pessoas usando máscaras com um bigode e sorridentes, que tanto assustam como despertam a curiosidade.

São os ANONYMOUS. O nome vem do Inglês e significa “anónimo” (pessoa de quem não se sabe a identidade). Este grupo existe desde 2003 e foi criado por internautas (são as pessoas que utilizam a internet) que querem mudar o mundo através de denúncias de práticas criminosas. É uma comunidade internacional de números incertos, que na internet procura provas e dados, acusa e bloqueia sites, grupos ou empresas com práticas más para a humanidade. Promovem a liberdade de expressão e a ação organizada em grupo contra valores meramente capitalistas (a força do dinheiro) e do obscurantismo (impedir a difusão pública do Conhecimento).
Recente foi a última vaga de ataques, depois dos últimos atentados de Paris, que  apagou contas de internet, vídeos, sites e fotos do Daesh (estado islâmico). Os ANONYMOUS viram nisto uma forma de impedir a propagação de ideias que consideram não serem humanistas, mas sim contra a liberdade de expressão.

Devido ao esforço para se manterem anónimos podem causar medo nas pessoas. No entanto, a sua existência seria impossível se as sua identidades não fossem “conservadas”.

por LPL e Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *