5 SAQUETAS DE AÇÚCAR = UM REFRIGERANTE!

A associação de defesa dos consumidores, conhecida por DECO, revelou os resultados de um estudo que indica níveis muito altos de açúcar em vários tipos de alimentos. Fruta enlatada, leite achocolatado ou gelatina são alguns dos referidos neste estudo, pois ao consumi-los atinge-se praticamente o limite diário indicado para a ingestão de açúcar, o equivalente a 7 pacotinhos, ou por outras palavras, 50 gramas.

Na semana passada, o Parlamento Europeu rejeitou um projeto de lei que permitiria níveis mais altos de açúcar em comida de bebés. Em Portugal, a Direção Geral de Saúde iniciou os trabalhos para a redução da quantidade de açúcar nos pacotes que acompanham o café.

A DECO relembrou que o limite de 50 gramas diários está atualmente a ser posto em causa, sendo aconselhado a que não se ultrapassem as 25 gramas. E deixa o alerta aos consumidores para que leiam atentamente os rótulos, pois muitas vezes o açúcar adicionado aos alimentos aparece  ”mascarado” como sacarose, glucose, dextrose, xarope, mel ou melaço.
por Luís Grilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *